
A ametista foi muito apreciada pelos egípcios que a consagraram ao deus lunar Toth. Os gregos a associaram a Mercúrio e foi, também, a pedra preferida dos hebreus. São João a considerou a pedra base da cidade celestial do Apocalipse. No Medievo foi usada em forma de contas para rosários pela sua natureza e poder benéfico à meditação.
Uma ametista, quando situada à altura do Chakra do terceiro-olho (frontal) ajuda a ter uma visão objetiva das situações e restitui a harmonia psíquica necessária.
A influência benéfica da ametista é muito ampla a compreende tanto aspectos físicos como psíquicos e esotéricos. A tradição assegura que esta pedra atrai a sorte, chama o amor, favorece a clarividência, afasta os medos e incrementa a atividade intelectual, pelo que se recomenda que traga sempre consigo uma ametista e que coloque uma destas gemas debaixo da almofada para afugentar os pesadelos e assim desfrutar de sonhos tranqüilos e até mesmo proféticos.
As vibrações da ametista acalmam estados de irritabilidade, favorecem a paz de espírito, aumentam a coragem e aguçam a intuição. Também é considerada o melhor amparo para os viajantes, porque os protege dos possíveis roubos e afasta os males e os perigos de todo o tipo. Também é utilizado para fortalecer a memória, aliviar dores de cabeça e, especialmente, a ela é atribuído o poder de ajudar a abandonar maus hábitos ou dependências.
Ametista:
- Permite bom discernimento.
- Afasta a culpa.
- Estimula a inteligência.
- Fomenta a esperança.
- Acalma a tormenta sentimental.
- Atrai a prosperidade.