quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Variações de Berilos

Berilos Be3Al2(SiO3)6





Seu nome tem origem no grego beyllos que significa bela cor azul-esverdeada da água do mar. O berilo é um mineral (ciclossilicato de berílio e alumínio) com fórmula quéimica Be3Al2(SiO3)6. O tamanho dos cristais hexagonais de berilo variam desde minúsculo até a dimensão de alguns metros. Os cristais terminados são relativamente raros. O berilo exibe fratura concoidal, tem dureza de 7, 5-8, um peso específico de 2,63-2,80. Possui brilho vítreo podendo ser transparente ou translúcido. Clivagem basal fraca, com hábito bipiramidal diexagonal. O berilo é puro e incolor, porém é freqüentemente matizado por impurezas que tornam possíveis as colorações verde, azul, amarelo, vermelho, rosa, alaranjado e branco.




* Big Gold Beryle Stone


Algumas variedades do berilo são consideradas preciosas desde a pré-história. Pode-se encontrar as seguintes variedades deste mineral:

O berilo verde, devido a presença de crómio e vanádio, conhecido por esmeralda;





O berilo vermelho, esmeralda escarlate ou bixbite;





O berilo azul ou água-marinha, devido a presença do ferro;



A morganita, berilo rosa ou alaranjado devido ao manganês, ferro e titânio;





O berilo amarelo brilhante e límpido chamado berilo dourado ou berilo amarelo;





O berilo incolor, chamado gochenita
E o amarelo-esverdeado ou heliodoro, devido a presença do manganês, ferro e titânio.





Comumente o berilo é encontrado em pagmatitos graníticos, mas ocorre também em micaxistos nos Montes Urais, estando muitas vezes associados a depósitos de minérios de estanho e tungstênio. Além de muitas ocorrências na Europa como na Áustria, Alemanha, Irlanda, Portugal entre outros, é encontrado também em várias regiões da África, como Madagascar (especialmente a morganita) e Trasvaal (esmeraldas), e também na América do Sul, como no Brasil (Minas Gerais) e Colômbia, na qual se situa a maior fonte de esmeraldas no mundo em Muso, onde o berilo pode ser excepcionalmente encontrado em calcários. Esmeraldas também são encontradas perto de Mursinski, Sibéria. Na América do Norte os pegamitos de Nova Inglaterra produziram alguns dos maiores cristais de berilo conhecidos, incluindo um de 5,5m (18 pés) por 1,2m (4 pés) pesando 18t. Outras localidades incluem Dakota do Sul, Colorado e Califórnia.

O elemento químico berilo, um metal alcalino terroso, é obtido do minério de berilo. Uma das formas mais comuns na natureza é a esmeralda, uma pedra preciosa de cor característica verde. Os druidas (membros das religiosidades celtas e bretãs) utilizavam o berilo como cristal divino. Os antigos escoceses a chamavam pedra do poder. As primeiras bolas de cristal eram feitas de berilo, mais tarde foram substituídas por cristal de rocha.





Texto original:

Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Berilo

6 comentários:

Autora Daisy disse...

Adorei seu blog. Muito interessante esta análise das pedras. Voltarei com calma.

Abraço :)

Tiago Enes disse...

Oi

O Blog tá muito legal!
Bons posts!

Parabéns!

Abraço!


Se puder visite!!!

http://tiagoenes.blogspot.com/

Cris disse...

Ola querida vc me fez uma visita uma vez e depois disso sempre venho aqui rsrs...eu gosto da atmosfera do teu blog. ^^

http://crisfrenesy.zip.net/

Bjs =*

Tiago Enes disse...

Oi Chris Cunha!

Tenha um ótimo final de semana!

Vlw pela visita!
Volte sempre que puder!
Beijão!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se voces trabalham com Berilo (esmeralda Bruta) e qual a quantidade mensal. danielle.duarte@brnmineracao.com.br

carlos disse...

TENHO 10 MIL QUILATES DE ESMERALDAS BERILO .VALOR R$30.00 O QUILATE

INFORMAÇÕES .

IMAIL.

goldrio.representacoes@gmail.com

AdSense