quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Crisoprásio (o mais valioso dos quartzos)



 
A palavra crisopásio vem do grego χρυσός chrysos que significa ouro e πράσινον prasion, que significa verde.





Também conhecida por crisopráso ou crisoprázio, o crisopásio é uma variedade de Calcedônia (uma forma criptocristalina de sílica) que contém pequenas quantidades de níquel. Sua cor é tipicamente verde-maçã, mas pode variar para tonalidades mais escuras que podem ser conhecidas pelo termo prásio (este termo é também utilizado para descrever cloritos incluindo o quartzo, e, de certa forma, é uma descrição de coloração, em vez de uma variedade mineral rigorosamente definida). O crisoprásio é uma pedra de dureza 6-7 como todas as calcedônias.




É uma gema criptocristalina, o que significa que é composta de cristais finos, de forma que não podem ser vistos como partículas distintas sob a ampliação normal. Isso a diferencia do cristal de rocha, da ametista, do citrino e de outras variedades do quartzo cristalino, que são, basicamente, transparentes e facilmente reconhecidos por sua formação hexagonal. Como outros membros da família da sílica criptocristalina se inclui a ágata cornalina, o ônix, o jaspe e o heliotrópio.




O cromo-calcedônia é um mineral muito semelhante ao crisoprásio, porém sua coloração é fornecida pelo cromo e não pelo níquel.




 

As maiores concentrações de chisoprásio são encontradas em Queensland, Austrália Ocidental, Alemanha, Polônia, Rússia, Arizona, Califórnia e no Brasil.


 
Popularmente acredita-se que esta pedra é poderosa, e que tem o poder de acalmar o espírito, de trazer prosperidade e fortuna, de trazer sucesso para os negócios, de ressaltar os dons pessoais, de afastar os maus pensamentos e a irritabilidade e, também, de fortalecer as boas amizades.





Créditos:


Nenhum comentário:

AdSense