quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A pedra do Sol...

Crisoberilos (Chrysoberyl)

Palavra oriunda da junção das palavras gregas Chrysos e beryllos que significam, respectivamente, dourado e gema cristal. A semelhança entre o crisoberilo e o berilo está apenas no nome por se tratarem de gemas diferentes. O crisoberilo é um óxido de berílio e alumínio e o berilo um silicato de alumínio e berílio.

O crisoberilo é a terceira gema na escala de maior dureza, inferior apenas ao Diamante e ao coríndon e não requer qualquer tratamento para melhorar seu aspecto, seja para intensificar sua cor ou realçar efeito óptico.

Suas cores variam entre amarelo claro, amarelo esverdeado a verde claro, amarela amarronzada a marrom e, raras vezes, azul claro. Possui duas variedades raras e valiosas: a Alexandrita e o Cimofânio ou olho-de-gato.

Olho-de-gato Azul Turqueza

A palavra cimofânio – Cymophane - deriva da junção das palavras gregas kyma; onda e phaein; mostrar. O Cimofânio apresenta finos canais, tubos de cresc

imento ou inclusões minerais aciculares ordenados paralelamente; a reflexão total da luz causa o aparecimento de um raio. Tal fenômeno óptico é denominado olho-de-gato, chatoyancy ou acatassolamento e pode ser mais bem observado sob a luz do sol. Muitas outras gemas podem apresentar o mesmo efeito, mas apenas ao crisoberilo se aplica o termo olho-de-gato. Quanto às demais, devem ser designadas pelo nome da gema; turmalina olho-de-gato, quartzo olho-de-gato. Em raríssimos casos o crisoberilo po

de apresentar duas faixas luminosas, ao invés de uma, dando lugar a um asterismo com quatro braços.

Algumas pedras, além do cimofânio, apresentam o efeito óptico chatoyance:

Água-Marinha (Raro)


Ágata Laço-azul


Ágata Pedra da Lua





Alexandrita

Esmeraldas (Raro)


Quartzo Olho-de-tigre Amarelo-amarronzado


Quartzo Olho-de-tigre Marrom Quartzo Olho-de-tigre Mel Ruby (Muito Raro)


Safira Amarela (Muito raro) Safira Azul (Muito raro)

Safira Azul – Pedra da Estrela

Safira Branca (Muito raro)
Safira Laranja (Muito raro)

Safira Marrom (Muito raro) Safira Púrpura (Muito raro)

Safira Vermelha (Muito raro)


Safira Violeta (Muito raro)

Tanzanite – Muito raro


Topázio Golden Topázio Imperial

Topázio Londonblue Topázio Swissblue
Turmalina Rosa

Turmalina Verde Zircônio Azul


Atualmente, os principais países produtores de crisoberilos e cimofânio são: Sri Lanka, Brasil, Tanzânia (Tunduru), Madagascar (Ilakaka) e Índia (Orissa e Andhra Pradesh).

No Brasil, o crisoberilo ocorre associado a outros minerais de berílio, em depósitos secundários, formados pela erosão, transporte e sedimentação de materiais provenientes de jazimentos primários, principalmente de pegmatitos graníticos. Atualmente, as ocorrências brasileiras mais representativas localizam-se nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

6 comentários:

Espaço Infantil Corrente do Bem disse...

Olá bom dia! Fiquei maravilhado com o que vi aqui!!! Eu queria uma orientação, por favor. Estive na Índia fazendo uma peregrinação com uma turma de Yoga. Estive consultando um tipo de astrólogo e ele me recomendou que usasse a pedra olho-de-gato em prata. Logo procurei lá, achei muito caro, algo como R$600,00 se não me falha a memória e não comprei. Agora vejo que o termo olho de gato é devido a um efeito de reflexo. Qual pedra ele deve ter se referido? Lembro-me qdo vi lá que era preta. Acho aqui no Brasil pra comprar? E pra por em prata onde faço isso? Sou de Campinas, SP, saulollalli@gmail.com. Muito obrigado Saulo

Petra Constantino disse...

Olá Saulo! Obrigada pela visita ao nosso Blog! Quando alguém refere o termo olho-de-gato, está se referindo mesmo ao crisoberilo. Os místicos crêm no seu potencial de proteção e por isso mesmo o indicam. O olho-de-gato é uma pedra cara, mas há quem use o quartzo olho-de-tigre para substituí-la, só não posso dizer se surtiria o mesmo efeito. Os profissionais em ourivesaria podem ajudá-lo tanto a encontrar o olho-de-gato legítimo, como também poderá colocar na prata para você, o que não é um procedimento caro. Casas ligadas ao exoterismo também podem ter estas pedras. Volte sempre!

blog mazinho disse...

Gostei muito, quero visitar novamente com mais tempo. parabéns.

Unknown disse...

Chris Cunha gostaria que você desse um olhada neste link:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0370-44672005000300010&script=sci_arttext
possuo algumas pedras destas de Palmeiras estou em duvida sobre seu mercado tambem tenho safiras laranjas naturais e gostaria que vocÊ desse um olhada.
Obrigado por oferecer um blog tão maravilhoso para os amantes de pedras preciosas.

Petra Constantino disse...

Olá, Danilo!
Obrigada pela visita e por me proporcionar tão importante leitura. Não compreendi bem o que você deseja. Entendo que tenha um bom conhecimento sobre pedras. Eu trabalho com algumas jóias e comprei algumas pedras. Não tenho informação atual sobre o mercado de pedras, até mesmo porque o preço varia muito do local de extração até outras localidades. Aqui onde moro, por exemplo, temos opalas a custo bem menores que na maior parte do país. Desjo-lhe sucesso. Volte sempre e conte comigo se houver algo em que eu lhe possa ser útil.

Anônimo disse...

Saudações Doce Chris,

Como deve saber, Cunha é um sobrenome de origem judaica e de relevada importância...

Vejo que temos um interesse em comum as pedras!!!

Gostaria muito de ter a oportunidade de conhecê-la melhor...

Aproveito e a convido para visitar o meu blog:
http://metapsicanalise.blogpost.com

Felicidades e Bons Ventos,
Afetuosamente,

AdSense